Galeria do Rock

Galeria do Rock 2018-08-16T16:25:08+00:00

A decoração cenográfica da Limelight foi pensada para criar um clima musical atemporal, com pôsteres, discos e instrumentos musicais formando uma verdadeira galeria do rock – ainda que a Limelight seja um club noturno onde prevalece a dance music.

Logo na entrada você dá de cara com relíquias de duas das maiores bandas do rock.

Hall de entrada e Recepção

The Beatles,

a banda mais aclamada da história do rock. Formada em 1960 em Liverpool.

Hall à direita: Posters raros, raridades como disco de ouro da década de 60 e vários objetos da “Beatlemania”.

The Rolling Stones,

formada em 1962 em Londres, é uma das bandas mais antigas ainda em atividade.

Hall à esquerda: Pôsteres antigos e objetos como a antiga jaqueta de couro com o famoso logotipo da banda se destacam na entrada.

Curiosidade:

The Rolling Stones foi uma das primeiras bandas a usar logotipo. A obra original do famoso logotipo da banda, inspirada parcialmente nos lábios de Mick Jagger, foi criada em 1970 pelo então estudante de artes John Pesche. A imagem se tornou um símbolo da banda e foi usada pela primeira vez como ilustração no álbum StickyFingers, de 1971.

Virando para trás e olhando um pouco acima, você dará de frente ao pôster Luci Della Ribalta, do famoso filme americano dirigido e interpretado por Charles Chaplin,  em 1952.

O pôster é da época em que o filme foi lançado na Itália. E o nome original em inglês do filme é Limelight. Sim, isso mesmo! Nossa inspiração…

Culture Club

O Culture Club é uma das bandas New Romantic mais conhecidas do movimento New Wave da década de 80. Seus integrantes são Boy George(voz), Roy Hay (guitarra e teclados), Mikey Craig (contrabaixo) e Jon Moss (bateria). Com várias paradas de sucesso, a banda teve seu auge entre 1982 e 1986, quando Boy George é preso por porte de drogas, e o tecladista Michael Rudetski é encontrado morto por overdose de heroína na casa de Boy George.

Ainda na entrada, ao se cadastrar, você dá de frente a uma obra de arte,

feita em alto relevo com instrumentos originais de corda que foram cortados em diferentes formatos e colados uns sobre os outros.

É uma homenagem aos anos 70, época em que, como demonstração de revolta, quebrava-se a guitarra em pleno palco.

Canto direito – camarotes da pista

No canto direito, próximo aos camarotes da pista você se depara com

Michael Jackson.

Os 40 anos de carreira do rei do pop, e também da metamorfose, pode ser constatada nos pôsteres desta parede.

Michael Jackson foi considerado o maior artista de todos os tempos segundo o Guinness Book por ter vendido incríveis 1,5 bilhões de gravações em toda a sua carreira e se manter nos charts musicais desde 1969.

Rod Stuart

Conhecido por sua voz áspera e rouca, Rod Stewart começou a ficar conhecido no final dos anos 60. Hoje, Rod é o 23º na lista de melhores artistas da história e 17º na de mais bem sucedidos de todos os tempos. Com 2 Grammy vencidos, tornou uma das figuras mais irreverentes do mundo.

Madonna

Ah, a Madonna…

Sempre quebrando barreiras nas questões religiosas e sexuais, Madonna é uma cantora, compositora, atriz, dançarina, empresária, e produtora musical e cinematográfica norte-americana. Considerada uma das “25 mais poderosas mulheres do século passado” pela Time por ser uma figura influente na música contemporânea, Madonna é constantemente chamada de “Rainha do Pop” e é conhecida por estar sempre reinventando sua música e imagem, e por manter um nível de autonomia dentro da indústria fonográfica. É a primeira artista pop feminina bilionária, com uma fortuna estimada em 1.5 bilhão de dólares.

Canto esquerdo – camarotes da pista

Do lado esquerdo da pista nos encontramos com Jazz e Blues. Vários ícones dessa manifestação artística-musical originária de New Orleans, Chicago e New York, estão estampados entre pôster antigos e mais recentes.

jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições religiosas, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blues notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias. No entanto, o Jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento.

E é nesta parede que encontramos mais uma relíquia, um pôster do primeiro filme falado da história: “O cantor de Jazz”, estrelado pelo ator e cantor Al Jolsonem 1927.

Bruce Springsteen

Dono de uma voz inconfundível, o americano Bruce Springsteen, em suas letras, deixa evidenciado seu patriotismo, e é uma espécie de porta-voz dos trabalhadores, muitas vezes mencionados em suas canções. Outra marca dele são as guitarras que integram os seus shows.

O álbum Born to Run está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Do lado esquerdo, em cima,

Elvis.

Elvis foi um dos pioneiros e principal idealizador do movimento conhecido como rock and roll. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. É também conhecido como Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 1950 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Com força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, foi avaliado como um dos maiores e por outros como um dos melhores cantores populares do século XX.

Ainda do lado esquerdo, em cima,

James Dean e Marilyn Monroe.

Como cinema e música sempre andaram juntos, você vai poder curtir também pôsteres da década de 50 com o galã James Dean e a estonteante Marilyn Monroe.

James Dean representou personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950. Já Marilyn Monroe, a primeira mulher a posar para a Playboy, foi classificada, em 1999, como a sexta maior estrela feminina de todos os tempos pela American Film Institute. Em 2009, um canal americano a nomeou na 1ª posição das mulheres mais sexy de todos os tempos.

Do lado direito, em cima

Do lado direito, em cima você vai encontrar uma variedade de artistas, em pôsteres um mais interessante que o outro, como do filme Embalos de Sábado à Noite.

O cantor e compositor de música Folk,

Bob Dylan;

o saudoso e um dos fundadores do grupo de rock britânico The Beatles, John Lennon. Além do cantor e compositor de música country Willie Nelson; Marlon Brando, que foi considerado um dos maiores e mais influentes atores de todos os tempos, entre outros.

Na cúpula, do lado esquerdo

Todo o lado esquerdo da cúpula da Limelight é reservado à

Jimi Hendrix.

Não à toa! Afinal, ele é considerado o melhor e maior guitarrista da história do rock e o mais importante e influente músico de sua era, em diversos gêneros musicais. Hendrix foi a maior atração do icônico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1969 e 1970 respectivamente. Ele dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia.

Na cúpula, atrás, nos dois lados.

Para quem se interessa por cerveja, história e clima nostálgico, visite a parte mais profunda da nossa cúpula e confira vários pôsteres de cervejas da década de 40 e vários instrumentos antigos.

Demonstração da evolução dos instrumentos de corda de diferentes épocas.

Na pista

E você dança entre guitarras, baixos e discos de ouro circundando a pista.